sexta-feira, 19 de novembro de 2010

A Maquete - Primeiras fotos

Olá, hoje coloco aqui as primeiras fotos da maquete conforme prometido. Os trabalhos vão prosseguindo lentamente e á medida do tempo disponível.

Quem se mete nestas coisas sabe do que estou a falar....

A maquete têm por base o layout pré-moldado da NOCH, mais concretamente o Baden-Baden que até ao momento é o maior layout da Noch para escala N com as medidas de 175 cms x 100 cms.

Escolhi esta maquete porque é a que melhor se adapta ao tema que estou a desenvolver conforme indicado neste blogue ou seja uma pequena cidade Alemã junto á fronteira com a Suíça e no espaço temporal das décadas de 40, 50 e 60.

A estrutura onde a maquete assenta foi feita em madeira por mim. Possui prateleiras internas para arrumação e desliza sobre rodas colocadas nos seus pés para fácil acesso a qualquer parte da maquete. Esta estrutura já se encontra preparada para mais tarde colocar uma paisagem a toda a volta dando maior realismo ao cenário.

Pese embora alguns modelistas mais exigentes não gostem destes layouts, a verdade é que optei por esta solução por considerar o pouco tempo que tenho para começar a construir uma maquete a partir do nada.

No entanto estou a efectuar muitas alterações á própria maquete pelo que na maioria não sigo os planos indicados pelo fabricante. O que se pretende é uma maquete o mais realista possível à medida dos meus conhecimentos e experiência.

Falo dos edifícios escolhidos por mim, do plano de vias que também não está igual ao plano recomendado pelo fabricante. Também alterei as bocas dos túneis que vinham de origem por considerar pouco realistas. Optei por colocar túneis da Vollmer com folhas interiores da Faller a emitar o tijolo. Tudo isto foi rematado com massa rocha/granito faltando a colocação de erva e pedras nesta parte da maquete para iniciar a colocação de árvores e restantes elementos.
Neste momento encontra-se totalmente concluída a colocação das vias, electrificação das agulhas e respectivas ligações aos comandos, sinais de via colocados e iluminação das estruturas ferroviárias.

Os edifícios da cidade e montanha também já se encontram todos montados e colocados provisoriamente, faltando apenas a sua iluminação interior para colocação definitiva.
Em conclusão a maquete encontra-se ainda num estado muito inicial conforme podem constatar pelas fotos. A partir de agora é que vai começar as fases que me dá mais gozo que é a atenção aos detalhes que melhora logo o aspecto de qualquer maquete. O que a malta quer ver é o trabalho do artista.

Alguns dados sobre este layout.
==========================

O layout permite a circulação de 4 comboios em simultâneo em que uma das vias efectua 3 desníveis. Têm uma estação com 5 linhas (Baden-Baden), um pequeno apiadeiro de montanha, uma zona de manobras e estacionamento de material circulante com uma cocheira junto a Baden-Baden. Possui ainda uma via de acesso a um armazém de cargas e descargas.
Uma das vantagens que estas maquetes da Noch apresentam é o facto de já se encontrarem preparadas tanto á esquerda como à direita para o seu aumento no futuro através de módulos complementares da Noch.

A próxima fase vai ser a colocação de balastro nas vias. Um trabalho que requer muita paciência em especial em escala N.
Bom mas chega de conversa e vamos ás fotos..



(Click nas fotos para aumentar)







































4 comentários:

  1. Grande trabalho !!! Aguardo com expectativa novas fotografias...

    Abraço

    Luis

    ResponderEliminar
  2. Realmente é um grande trabalho e muita dedicação e paciência!!!Parabéns!:)

    ResponderEliminar
  3. Olá Mário, sou brasileiro e moro na Alemanha, depois de ter maquetes no Brasil em HO, por questao de espaco estou pensando em uma N, e seu blog é riquíssimo em informacoes.
    Parabéns pelo trabalho e informacoes!!

    Daniel

    ResponderEliminar
  4. Olá Mauricio benvindo ao blogue. Obrigado pelo comentário que é sempre um incentivo para continuar. Se tiveres alguma página tua ou blogue manda pois gosto muito de ver o trabalho dos outros ou até a tua colecção. Um grande abraço de Portugal para o Brasil
    Mário

    ResponderEliminar