sábado, 4 de dezembro de 2010

Colocação do Balastro

Olá, hoje coloco aqui algumas fotos dos trabalhos de colocação do balastro que neste momento já se encontram 95% concluídos.

Para o balastro, escolhi a referência 95621 da Noch que é um castanho médio. Este balastro é fino mas sem ser em demasiado e é até muito utilizado por modelistas em escala H0.

Para a cola fiz a típica mistura de água morna com cola branca nas proporções de 50-50. Depois de muito bem misturado, acrescentei 3 gotas de detergente loiça para quebrar a tensão da cola.
Depois de espalhar o balastro nas vias com um pincel, vai de colocar a cola com uma pipeta gota a gota nas vias e à volta destas. Esperei 48 horas e voltei a colocar uma segunda camada mas desta vez muito fina para tapar alguns buracos ou marcas deixadas pela cola. Esta segunda camada foi dar mais realismo à via pelo facto de haver balastro solto na via. Esta dica tenho que agradecer ao meu amigo António Ferreira.

Houve um cuidado especial com os mecanismos das agulhas, pois tanto a cola como o balastro podem prender o seu funcionamento. Recordo que os motores destas agulhas da trix estão colocadas em cima e não por baixo da maquete o que dificulta ainda mais o trabalho.

Aos poucos a maquete vai ganhando vida, segue-se a iluminação dos edifícios da cidade e a colocação dos candeeiros.

Aqui ficam algumas fotos de parte da via já com o balastro.


(click nas fotos para aumentar)























Um abraço a todos.

6 comentários:

  1. Viva Mário.

    Esforçaste-te na colocação do balastro. Só falta agora dares um toque de envelhecimento aos carris para ficar no ponto!

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Ola !

    Esta a ficar com óptimo aspecto a sua empreitada !!! Parabéns.

    Abraço

    Luis

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Caro Luis. Vai devagar mas vai.
    Um abraço.
    Mário

    ResponderEliminar
  4. Acho que o balastro deu vida à maquete e quando ela estiver terminada vai ser um espectáculo!

    ResponderEliminar
  5. No perfil esquceste de colocar que gostas do Toni e es fã de algemas com pêlo cor de rosa. ja agora a maquete ta a ficar fixe espero encontr-la inteira quando for ai a vossa casa, sim porque sempre que la vamos ha mudanças. beijos

    ResponderEliminar