domingo, 9 de janeiro de 2011

Janeiro 2011


Há já muito tempo que não actualizava o blogue. A quadra festiva e a família impuseram a falta de tempo para os comboios mas os trabalhos já recomeçaram.

Entre a correria do Natal e o fim de ano, foi sobrando uns tempinhos que aproveitei para acrescentar mais alguns pequenos detalhes.

Foram colocados alguns carros, bonecos e acrescentei dois pequenos depósitos de carvão feitos de uma forma muito simples em madeira de balsa pintada com tinta da Noch em castanho escuro. O efeito ficou o que eu queria. Madeira tosca e envelhecida.

Este fim de semana houve finalmente um grande avanço por isso só hoje actualizo o blogue.

A estação da montanha, e a quinta junto a esta estação tiveram alguns avanços e que se aproximam do resultado final que se pretende.

Outra tarefa realizada foram as bocas dos túneis (13) que finalmente levaram relva por cima da massa que tinha colocado para fixar os portais da Vollmer.

Para esta tarefa utilizei o Grass-Master da Noch e de facto esta ferramenta ajuda e muito.
Mesmo em escala N a trabalhar com fibras pequenas o efeito fica muito realista.

Agora esta zona vai ter de ficar em stand-by pois aguardo uma grande encomenda de árvores que irão dar mais vida à maquete e que será na sua grande maioria constituida por pinheiros nórdicos e abetos.

Também a estrada já levou marcações do lado da cidade. Do outro lado da passagem de nível tudo está por fazer. Falta-me uma tinta da Noch encomendada à mais de 2 meses e que me impede de fazer qualquer coisa que queira nesta zona.

Esta zona da maquete ( que se encontra mais afastada da cidade) é a que encontra mais atrasada mas isto de esperar semanas após semanas por material encomendado chega a ser desesperante.
Comecei também a fazer alguns estudos sobre o rio que atravessa Baden . Ainda não me decidi se pretendo um rio com rápidos ou se pelo contrário será um rio com águas calmas e quem sabe até com uma pequena praia fluvial.

Aqui ficam algumas fotos dos avanços realizados.

Desculpem a qualidade fraca das fotos pois a minha a actual máquina também não ajuda muito.

Um abraço a todos.
Mário












































9 comentários:

  1. Ola ! Boa noite !!!!

    Um grande avanço teve a sua maquete. Bom trabalho !! A sua obra continua num ritmo elevado...

    abraço

    Luis

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Parabéns, pelo que posso ver nas fotos está a conseguir um excelente trabalho.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Caro Américo fico a aguardar novas sobre a sua maquete. Um abraço.
    Mário

    ResponderEliminar
  4. Viva Mário.

    Gostei dos avanços! :)

    Só te vou dar uma dica em relação ao blog: Gostava mais como estava. Não coloques informação a mais, pois começa a ser confuso de navegar, sobretudo para quem chega a primeira vez ao dito cujo. E além disso torna o blog pesado, e tens que pensar que nem toda agente tem PC's com Cores i5 ou i7, e boas gráficas. Quanto mais leve for o blog, mais gente o verá...

    Continua os teus trabalhos!

    ResponderEliminar
  5. Olá Luis tens toda a razão relativamente ao blog. Em casa tenho internet fibra a 100 mb e um pc bastante razoável e por isso esqueço que vão existir algumas pessoas que vão demorar muito a abrir o blog. Vou fazer algumas mudanças para ficar mais leve e simples. Um abraço
    Mário

    ResponderEliminar
  6. Gostei de ver a sua maquete.
    Bonito trabalho e muitas horas de passatempo .
    Quem corre por gosto não se cansa.
    Cheguei aqui por intermédio do Cantinho dos Comboios , meu camarada das lides fotográficas.
    Tenho alguns dioramas , por falta de espaço em casa , mas se me dedicasse à escala N , então não tinha problemas .
    Continue que com este passatempo que não fica nada barato , mas vale mais isto do que gastar o dinheiro mal gasto .
    Um abraço
    João Silva - JS Trains

    ResponderEliminar
  7. Caro Sr.João Silva, Obrigado pelo seu comentário. A escala N têm de facto esta vantagem de em pouco espaço podemos ter uma maquete razoável que no meu caso não excede 2 metros quadrados o equivalente a uma mesa de sala aproximadamente. Um abraço
    Mário

    ResponderEliminar
  8. Ainda hoje na nossas andanças domingueiras a tirar fotos aos comboios comentei com o Luis a sua maquete N e o espaço que eu tinha em casa se adoptasse por essa escala .
    Vou-me contentando com o que tenho
    Envie-me o link do seu blog para eu colocar no meu fotopic JS Trains
    Um abraço de Matosinhos

    ResponderEliminar
  9. Boa noite, visito hoje pela 1ª vez o seu Blog. Está com uma qualidade e pormenor de fazer " inveja". Adorei. Parabéns !

    ResponderEliminar