sábado, 5 de fevereiro de 2011

Locomotiva Ae 6/6 SBB-SFF


Olá, hoje venho aqui falar da minha ultima aquisição.

È uma Ae 06/06 da SBB dos caminhos de ferro Suiços. È um modelo da Minitrix que actualmente já não é produzido pela Trix o que significa que foi uma compra em 2ª mão. Com um decoder DCC incluido, encontra-se num estado impecável apesar de ter alguns anos. O seu anterior dono era sem duvida cuidadoso. Apenas tive que lubrificar os rodados pelo que está a rolar sem problemas incluindo as luzes de marcha que nesta locomotiva é um sistema triplo.

Esta é a minha 2ª locomotiva Suiça e foi sem duvida uma excelente compra face ao preço que habitualmente atingem no mercado mesmo em 2ª mão e ainda por cima já digitalizada.

Um pouco de História sobre esta locomotiva

A Ae 06/06 é uma locomotiva eléctrica para composições pesadas utilizadas pela companhia Suiça , SBB-CFF-FFS.
Produzidas nos anos de 1956 a 1966, é uma locomotiva de 6 rodados com 120 toneladas de peso e 125 km/h de velocidade máxima debitando uma potencia de 5770 cavalos.
É muitas vezes referida como a locomotiva do cantão ("Kantonslokomotive"), porque as primeiras 25 locomotivas produzidas foram baptizadas com os nomes dos cantões que constituem a suiça pelo que cada uma exibiam o respectivo brazão do cantão a que correspondia. Mais tarde foram produzidas mais 95 locomotivas que receberam os nomes das capitais dos cantões suíços e outras cidades, mas sem os enfeites cromados das primeiras.
Originalmente foi projectada para serviços pesados na rota de São Gotardo mas mais tarde acabou por efectuar serviços por toda a Suiça tando de carga como de passageiros.

Todas as locomotivas eram originalmente pintadas com as cores da SBB CFF FFS verde, com o número, mas actualmente, cerca de metade são pintadas de vermelho, como é o caso desta e apesar dos anos que têm continua a ser uma das locomotivas mais utilizadas actualmente na Suiça , cerca de 110.

Bom aqui vai algumas fotos, espero que gostem.
(clic nas fotos para aumentar.)











Um abraço e até breve.
Mário




3 comentários:

  1. caro amigo,

    uma locomotiva de fazer inveja !! Adoro esse modelo mas infelizmente...não o tenho !!! Parabéns pelo espolio.

    Abraço

    Luis

    ResponderEliminar
  2. A real classic Mario! Congratulations on your purchase! I especially like the photos on your layout! More please!

    ResponderEliminar
  3. Thank you Jerry. Soon i have more photos from the Layout.

    ResponderEliminar