terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Notícia de última hora !!!!

Está confirmado

Depois de meses de intensos estudos, foi aprovado pela câmara de Baden, o projecto de expansão da linha 4 para oeste e a criação de um novo parque de locomotivas que irá aumentar em muito a actual capacidade do terminal junto à estação Baden-Baden.

Em declarações à TVB, o presidente da câmara, Herr. Mário Inácio disse :

Era um projecto que já se encontrava na gaveta à muito tempo por falta de financiamento mas graças a um protocolo com a DB e a SBB-CFF, iremos iniciar já no corrente mês o inicio dos trabalhos que irão durar entre 4 a 6 meses.

Sabemos da importância estratégica da nossa cidade e por isso aproveitando o factor da proximidade da fronteira entre a Alemanha e a Suiça, decidimos contruir este novo terminal que irá aumentar em muito a capacidade de manutenção das locomotivas destas duas empresas beneficiando os cofres da nossa cidade.

O projecto.

Para este projecto e ao contrário do que tinha planeado inicialmente, não adquiri um módulo da Noch para complementar o já existente. Esta opção iria ser bastante mais cara para além de que estes módulos complementares não permitem grande flexibilidade em termos de projecto.
( Módulo da Noch complementar )

Este módulo em particular têm um lago e uma pequena montanha, o que torna quase impossível a colocação de uma placa giratória e uma cocheira das grandes ou dar largas à imaginação…

Assim decidi construir uma estrutura do mesmo tamanho ( 70cms x 100cms) que vai ligar à maquete actual.

O custo total não excedeu os 25 euros e demorou uma tarde de domingo a ser feita. (daquelas tardes chuvosas e ideais para estes trabalhos em casa).

Esta nova estrutura foi construída da mesma maneira que a maquete principal. É bastante forte e permite a sua fácil deslocação para alcançar aquelas partes mais difíceis da maquete.

Têm ainda uma prateleira para arrumação de tralha, e uma pequena mesa para colocação futura dos comandos dos desvios, sinais etc..

Verifico que poucos modelistas falam deste importante tema que é a construção da estrutura que irá suportar a nossa maquete e por este facto deixo aqui dois links de vídeos no YouTube que me serviram de inspiração para a construção destas estruturas e umas fotos do meu novo módulo já acabado.

Parte I http://www.youtube.com/watch?v=wzGjQkv-s_0
Parte II http://www.youtube.com/watch?v=4oGes94Ch_4


Aspecto geral

Ponto de união entre os dois módulos.

A prateleira em baixo....


Rodas para fácil manuseamento.....


Tudo bem nivelado......





O diagrama


Efectuei várias tentativas até chegar a este plano final. Os edifícios ainda não são os definitivos e estou a pensar em colocar um pequeno castelo no canto superior esquerdo pelo que terei que elevar esta zona.

A cocheira têm a capacidade para 9 locomotivas e a placa giratória é electrificada. Tudo material da Fleischmann que já tinha cá por casa. Agora é só adquirir umas quantas vias que me faltam para começar a trabalhar neste novo módulo o qual irei aqui colocar noticias à medida dos andamentos dos trabalhos.

Com este aumento, a maquete passa a ter as dimensões de 2.50m x 1.0 m o que em termos de escala N já é uma maquete razoável. Para os modelistas em HO e fazendo as devidas conversões para 1/87, será o equivalente a uma maquete com 4.60m x 1.85m.



















Um abraço e até breve.
Mário







3 comentários:

  1. Caro amigo Mário

    Estou deslumbrado com o seu trabalho e a sua nova extensão dos caminhos de ferro de Baden-Baden.Parabéns ao presidente da Câmara !!! Espero que se divirta pois é uma altura magnifica e cheia de emoção quando se começa a construir...

    boa sorte !!!

    Abraço

    Luís

    ResponderEliminar
  2. Estou pasmado com este seu excelente trabalho e também partilha de conhecimento.

    Eu gosto muito mais de fazer em vez de comprar, dá mais trabalho mas é mais satisfatório. Isto na a minha opinião pessoal.

    Muitos parabéns pelo seu excelente trabalho e continue a sua bonita obra.

    Abraço

    Américo

    ResponderEliminar
  3. Olá Mário, Como sabe eu também gosto de Baden-Baden , zona que bem conheço . A construção da cocheira Baden será para mim um prazer acompanhar o desenvolvimento deste objectivo. Se tivesse que atribuir uma classificação daria , para já , os 100% para o projecto. Fico atento e .... PARABÉNS !!!!!

    ResponderEliminar